Dez estudantes de design de mobiliário do terceiro ano da Universidade de Lahti da Finlândia, Instituto de Design, criaram soluções temporárias usando apenas madeira compensada e papelão ondulado. Uma fabricação de baixo custo, rápida e fácil, sem ferramentas necessárias: Rehome é uma solução para catástrofes recentes, como desastres naturais e a atual crise de refugiados, que deixa muitas pessoas desabrigadas de suas casas.
Os alunos começaram suas pesquisas perguntando quais as necessidades humanas mais necessárias. Abrangeram descanso, privacidade, comunidade e o armazenamento com seu conjunto de móveis de dez peças.
A madeira compensada e o papelão são materiais acessíveis e sustentáveis. Conhecido por sua resistência à fratura, encolhimento, torção e deformação, o compensado atua como a principal estrutura da Rehome. As chapas corrugadas de papelão são utilizados como caixas de transporte de qualidade superior. Oferecem força e estofamento adicionais ao papelão normal. Para dobrar as chapas onduladas, os alunos vincaram e marcaram o material, assim como criaram as abas e as ranhuras.
Slotting permite uma construção rápida e fácil do mobiliário de modo que nenhuma ferramenta seja necessária. Com apenas uma hora e 3500 peças, uma cama de papelão pode ser feita (apenas para uso interno).
Rehome esteve em exposição no maior evento de decoração e design de interiores da Finlândia, a feira Habitare em Helsinquue. Atualmente, Stora Enso, Isku Oy e a Cruz Vermelha finlandesa se juntaram ao projeto. O principal financiamento para a Rehome veio do Fundo Social Europeu e da União Europeia.
Coordenador do projeto/professor: Vesa Damski
Estudantes da Lahti University of Applied Sciences - Institute of Design e seus produtos desenvolvidos:
Anne Hirvonen - divisórias
Emma Sivusalo – cama para crianças
Henri Mertanen - beliche
Iida Nordgren - divisórias
Jani Luukkonen - cama desmontável
Jussi Alanen - cama de solteiros
Tuuli Latvala - estantes
Rosa-Maria Tolvanen - mesa de jantar e bancos
Topias Kanto - espaço de dormir privado
Samuli Strander - divisórias
Fotografias: Jani Luukkonen
Fotografias da Habitare Fair Stand: Justus Hirvi